Chegamos na reta final do mês de julho, o mês que parece ter sido vários em um só. Tiveram essa sensação por aí também? Tivemos no cenário digital discussões fervorosas sobre a influência digital e a importância da diversidade nas estratégias de marketing das empresas.
A influência digital integra uma série de poderosas ferramentas que as marcas podem usar para se conectarem com o público, estabelecendo uma relação mais próxima e autêntica na busca pela preferência dos consumidores. Um mercado altamente competitivo.
Um grande exemplo, é toda a estrutura organizada pelo influenciador Casemiro para transmissão da Copa do Mundo feminina em seu canal no YouTube, o Cazé TV. Atraindo grandes marcas como patrocinadores, mas escorregando na seleção do time de jornalistas para a cobertura da programação. No quesito falta de diversidade ele não deixou a desejar nada para as grandes mídias.
Outro assunto que dominou julho foi o lançamento do filme da Barbie. Confesso que ainda não assisti, mas acompanhei as marcas navegando pela trends do momento. Como resultado, foram mais de um milhão de posts nas redes sociais sobre a boneca da Mattel e diversas discussões muito além da nostalgia.
Também tivemos o Julho das Pretas, inspirado pela liderança de Tereza de Benguela, que ressalta sobre a importância da representatividade das mulheres negras em todos os espaços, incluindo a mídia digital.
Nesse contexto, a diversidade digital emerge como um valor essencial nas estratégias de marketing. E é preciso refletir sobre a importância da representatividade para que as marcas possam dialogar com o público de forma mais significativa e inclusiva. Não é apenas uma questão de responsabilidade social.
Já parou para pensar sobre quantos perfis você acompanha nas mídias sociais que são diferentes de você? Provoque-se a sair da “bolha”. Quem sabe na próxima ação de marketing da sua marca você consiga enxergar outras possibilidades.