20 de março de 2024 | Estratégia ESG, , , ,

Dê a uma mulher um desafio e assista-a triunfar

Por Emanuelle Rodrigues

Mulheres objetivos

Desde sempre, para nós, mulheres, as jornadas duplas e triplas de trabalho foram normalizadas. Na rua, trabalhamos para garantir nosso próprio sustento, e dentro de casa, sustentamos toda uma estrutura unilateral, mais precisamente 73 horas a mais que os homens.

Enquanto tentamos equilibrar todos os pratos, nos perdemos de nós mesmas.

Quem eu era antes disso tudo?

Mulheres recebem 21% a menos que os homens

Mulheres ocupam 39% dos cargos de liderança

É dos questionamentos que nascem as lutas e as oportunidades. Estamos sempre resistindo.

Por muito tempo me senti culpada por não conseguir fazer ‘grandes diferenças’, e no final do dia deitava para dormir com a sensação de que estava sendo engolida pela realidade desencorajadora. Mas, então, uma mulher estendeu a mão para mim, e eu pude estender as minhas mãos para outras mulheres.

Para nós, só é preciso uma chance. Traga outras mulheres para o holofote.

Crie oportunidade, faça pontes, reconheça o trabalho e dedicação uma das outras. Isso não é uma disputa.

Mas, afinal, tem fórmula certa para contornar essa estrutura?

Isso eu já não sei, mas posso te contar como aconteceu comigo. Foi há um ano, quando conheci o Projeto Retornar e a história das mulheres por trás das produções sustentáveis. Para elas, só foi preciso uma oportunidade para mudar o rumo das suas famílias. E ainda carregam muitos sorrisos e um brilho no olhar emocionante enquanto contam que agora podem cuidar de suas filhas por mais tempo, ajudar nos deveres da escola, visitar seus sobrinhos, ter qualidade de vida!

Só foi preciso uma chance para mudar o rumo das suas vidas. Foi ali que eu percebi o poder da oportunidade.

O sistema já está posto, e infelizmente cabe a nós nadar contra a maré e desenhar novos contornos para as próximas gerações. Cada passo é um avanço para um mundo mais inclusivo e igualitário. Essa é uma luta de todos.

Assim como aconteceu comigo, te convido a fazer uma reflexão: Como você pode abrir espaço para uma mulher hoje? 

* Durante todo o mês de março, os editoriais da Estratégia ESG serão escritos exclusivamente por mulheres que compõem a equipe da Alter Conteúdo e convidadas. Mais do que uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, nosso objetivo é trazer reflexões variadas sobre a construção do feminino e suas implicações no dia a dia das mulheres.

Por: Emanuelle Rodrigues