8 de maio de 2024 | Estratégia ESG, , ,

América Latina lidera mercado de ‘títulos azuis’

Por Gilberto Lima

No ano passado, a América Latina foi responsável por metade das emissões globais de blue bonds, ou ‘títulos azuis’, como são conhecidos os ativos que destinam os recursos captados a projetos de preservação de oceanos e de recursos hídricos. Ao todo, foram US$ 2 bilhões captados na região, sendo a maior parte destinada ao setor de saneamento.

De acordo com informações da S&P Global, 60% de todos os títulos azuis em circulação no mercado foram emitidos no ano passado. O estoque total desses ativos soma atualmente US$ 6,8 bilhões, o que representa apenas 0,2% das emissões dos títulos conhecidos como GSSSB – green, social, sustainability and sustainability-linked bonds.

A responsável pela América Latina na Sustainable Fitch, Janine Dow, atribui a relevância latino-americana nas emissões de blue bonds à transição exigida das indústrias poluentes. Além disso, há o crescente reconhecimento das significativas características ecológicas da região, que dispõe de uma costa com mais de 70 mil quilômetros, onde vive 25% de sua população.

A questão, assim como em relação aos demais ativos GSSSB em maior ou menor grau, diz respeito a normas que garantam a destinação dos recursos vinculados aos blue bonds aos seus propósitos. Isso significa métricas claras e quantificáveis para avaliar a eficácia desses ativos.

No ano passado, a International Capital Market Association (ICMA) divulgou orientações de classificação desses títulos, bem como seus critérios de elegibilidade. E em 2021, o BID invest e o Pacto Global da ONU divulgaram o relatório ‘Acelerando as emissões de títulos azuis na América Latina e no Caribe’. O documento tem como objetivo apresentar às empresas privadas da região as oportunidades oferecidas por esse crescente mercado.

Em meio ao vazio regulatório, resta a expectativa de que os avanços nas taxonomias nacionais possam trazer o desenvolvimento desse mercado. Demanda é que não falta.

* Gilberto Lima é produtor de conteúdo, dono da Agência Celacanto, especializado em clima e finanças sustentáveis, e parceiro da Alter Conteúdo

Por: Gilberto Lima