Curta brasileiro conta história de Joãozinho da Goméia

Joãozinho da Goméia é, até os dias atuais, um dos principais nomes do candomblé. Nascido na Bahia, foi no Rio de Janeiro que conquistou notoriedade entre políticos e celebridades e ajudou a popularizar a religião de matriz africana. No curta documentário “Joãozinho da Goméia – o Rei do Candomblé”, produzido e dirigido pelo parceiro da Alter, Rodrigo Dutra, é o próprio babalorixá que, por meio de pesquisa, trouxe à tona imagens e gravações que narram a sua própria história.
No filme, são retratadas memórias significativas para todo o povo de santo, como vestimentas dos Orixás e o espaço do famoso terreiro. Além da história sobre o rei do Candomblé, o filme também encanta por ser uma produção independente nascida e desenvolvida na Baixada Fluminense, mais especificamente, em Duque de Caxias.
O curta tem conquistado diversas e importantes indicações e premiações em festivais Brasil afora. Para melhorar, o Cineclube Mate com Angu, focado em fomentar e discutir cultura na Baixada, disponibiliza gratuitamente, por curto período, o documentário. E nada melhor em uma sexta-feira, do que pegar a pipoca e assistir um filme. Boa sessão!
Dica enviada por Matheus Zanon.
Escreva um comentário