Joãozinho da Goméia é, até os dias atuais, um dos principais nomes do candomblé. Nascido na Bahia, foi no Rio de Janeiro que conquistou notoriedade entre políticos e celebridades e ajudou a popularizar a religião de matriz africana. No curta documentário “Joãozinho da Goméia – o Rei do Candomblé”, produzido e dirigido pelo parceiro da Alter, Rodrigo Dutra, é o próprio babalorixá que, por meio de pesquisa, trouxe à tona imagens e gravações que narram a sua própria história.
No filme, são retratadas memórias significativas para todo o povo de santo, como vestimentas dos Orixás e o espaço do famoso terreiro. Além da história sobre o rei do Candomblé, o filme também encanta por ser uma produção independente nascida e desenvolvida na Baixada Fluminense, mais especificamente, em Duque de Caxias.
O curta tem conquistado diversas e importantes indicações e premiações em festivais Brasil afora. Para melhorar, o Cineclube Mate com Angu, focado em fomentar e discutir cultura na Baixada, disponibiliza gratuitamente, por curto período, o documentário. E nada melhor em uma sexta-feira, do que pegar a pipoca e assistir um filme. Boa sessão!
Dica enviada por Matheus Zanon.