Por Tatiana Araújo, da Equipe Alter
Pequenas empresas sustentáveis encontram nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) um fator imprescindível na busca de oportunidades para seus negócios. Em meio a um número cada vez mais expressivo de pequenas e médias empresas (PME) no país, o alinhamento com as diretrizes estabelecidas Nações Unidas representa um diferencial na busca de novos clientes.
O debate sobre desenvolvimento sustentável adquiriu relevância ainda maior no contexto atual da pandemia, estimulada principalmente por investidores, grandes empresas e consumidores. No caso das PME, contudo, o tema esbarra na dificuldade de acesso a informações sobre as maneiras de colocar os princípios em prática.
Este artigo reúne algumas informações úteis para quem quer conhecer as oportunidades de negócios que os ODS podem proporcionar a pequenas e médias empresas. Confira a seguir!
ODS nas empresas
Para entender os benefícios dos ODS nas empresas como estratégia de negócios, é preciso conhecer as diretrizes desde as suas origens. Lançados em 2015 pela Organização das Nações Unidas, os ODS fazem parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
O objetivo da iniciativa é estabelecer diretrizes mais sustentáveis para a vida no planeta por meio de 17 metas. Por essa razão, os ODS se tornaram uma linguagem universal para promover o debate das demandas de sustentabilidade, dentro e fora do país, em empresas, governo e sociedade civil.
As 17 metas estabelecidas pelos ODS permeiam os três pilares do tripé de sustentabilidade:
-
Ambiental
-
Social
-
Financeiro
E para que essa agenda seja implementada até 2030, todos os setores precisam se envolver nas ações.
É aí que entram as oportunidades para as PME!
Micro e pequenas empresas no Brasil
Segundo o Sebrae, existem 6,4 milhões de estabelecimentos no Brasil, dos quais 99% são Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Esses negócios respondem por mais da metade dos empregos com carteira assinada no setor privado (16 milhões).
Além da representatividade econômica desse segmento, esses negócios fazem parte da cadeia de valor de grandes empresas que já vêm se alinhando à agenda 2030. Como consequência, a tendência nessas corporações é a cobrança de maior responsabilidade por parte de seus fornecedores.
ODS: um diferencial para os negócios
Consideradas todas essas transformações, a antecipação das demandas por parte das grandes empresas pode ser um diferencial competitivo para as PMEs. Nesse sentido, os ODS funcionam como um guia do processo de realinhamento estratégico.
E isso pode ser ainda mais efetivo para pequenas e médias empresas que entenderem como o seu negócio pode trazer uma solução aos desafios de sustentabilidade de grandes corporações. Programas de aceleração de startups vêm sendo lançados frequentemente por grandes instituições que buscam, além de soluções para seus próprios desafios ambientais, fomentar agendas sociais como parte de suas estratégias de negócio.
Neste novo momento, alinhar os negócios aos ODS pode ser uma excelente estratégia de enfrentamento das mudanças, norteando os negócios das PMEs para ganhos ambientais, sociais, financeiros, com visão de médio a longo prazo.
Mais do que nunca, os consumidores e investidores buscam instituições que efetivamente se preocupam e se engajam com sustentabilidade.
Se você ainda não faz parte desse grupo, que tal promover o alinhamento do seu negócio aos ODS e se tornar ator desse processo de mudança?
A Alter Conteúdo Relevante se especializou no desenvolvimento de estratégias de comunicação alinhadas a diretrizes voltadas para causas sustentáveis, entre elas, os ODS. Com base nessa experiência, atende organizações dos mais variados segmentos, desde o terceiro setor a infraestrutura, indústria e serviços.
Entre em contato com a Alter e conheça soluções de comunicação que podem fazer diferença para os rumos da sua empresa!