Desde 2015, quando foram lançados durante a Cúpula das Nações Unidas, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) mudaram métodos de avaliação de impactos dos negócios e, consequentemente, os rumos dos investimentos em todo o mundo. Por meio de 17 objetivos e 169 metas a serem alcançados até 2030, os ODS abordam as três dimensões principais do desenvolvimento sustentável: social, ambiental e econômico.
Erradicação da pobreza, acesso à saúde e educação, desenvolvimento econômico inclusivo e proteção ao meio ambiente são alguns dos princípios fundamentais que orientam o documento. As diretrizes são apoiadas por 193 países signatários e fazem parte do plano de ação sustentável proposto pela Agenda 2030, a ser seguido por governos, empresas e sociedade civil.
Conforme veremos a seguir, os ODS são um tema que vai além da esfera governamental, e diz respeito cada vez mais à sobrevivência das empresas em um mercado cada vez mais globalizado, competitivo e inovador.
Por que os ODS são importantes para as empresas?
O mundo mudou e os consumidores estão mais exigentes. É nesta mudança que está a importância dos ODS para as empresas. A preferência do mercado é cada vez maior por marcas que se posicionam e que assumem sua responsabilidade com a sociedade e o meio ambiente.
A incorporação das diretrizes dos ODS na estratégia de negócios é um importante passo para trazer esse público e desenvolver a cultura da sustentabilidade dentro da organização. Dessa forma, as diretrizes agem como fator de geração de oportunidades, na medida em que amplia o público de interesse da empresa.
Uma vez adotados como um valor estratégico da empresa, os ODS atuam como um agente indutor de negócios, ao mesmo tempo em que promovem desenvolvimento econômico, social e ambiental, tanto internamente quanto influenciando os mais variados públicos externos.
5 exemplos de ações que contribuem para a Sustentabilidade Corporativa:
- Uso fontes renováveis de energia;
- Estímulo à reciclagem e à economia circular
- Inclusão de pessoas com deficiência no quadro de funcionários
- Promoção da diversidade racial e de gênero
- Ações educacionais para desenvolvimento e capacitação de funcionários
- Engajamento participativo com a comunidade do entorno, com foco na geração de emprego, na qualificação social e no bem-estar social
As 3 dimensões ESG:
As empresas podem iniciar uma autoavaliação com algumas perguntas relacionadas às dimensões Ambiental, Social e de Governança (ASG ou sigla ESG, do inglês Environmental, Social and Governance), conforme sugerido abaixo.
Ambientais:
- Como sua empresa descarta o lixo?
- Como ela utiliza sua energia?
- Emite gases que contribuem para a mudança climática?
- Como é feita a gestão da água e de efluentes gerados?
Sociais:
- De que maneira a empresa estimula a diversidade e a inclusão no seu quadro de funcionários?
- Quais os direitos e benefícios proporcionados pela empresa aos funcionários e à comunidade localizada em sua área de influência?
Governança:
- Quais são políticas de transparência para a divulgação de informações aos públicos de interesse?
- De que forma é garantido o tratamento justo e igualitário entre as partes interessadas?
- Como são incorporados aspectos socioambientais nos processos de tomada de decisões estratégicas?
ODS no Brasil e o papel da comunicação
Como país signatário da Agenda 2030, o Brasil tem o compromisso de adotar os ODS em suas políticas públicas e promover a aplicação das diretrizes aos mais diversos representantes da sociedade. Na plataforma Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são divulgadas diversas informações sobre ações desenvolvidas e o estágio da aplicação dos ODS no país, com um quadro geral atualizado dos indicadores, que foram tropicalizados e são acompanhados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com informações do Pacto Global Rede Brasil, se nada for feito, o país cumprirá até 2030 apenas o ODS 7, que diz respeito ao acesso confiável, sustentável moderno e a preço acessível da energia. Os outros 16 objetivos ainda precisam superar desafios em diferentes estágios de complexidade. Além dos impactos na qualidade de vida da população, essa situação resulta em oportunidades de negócios perdidas.
O alinhamento com ODS traz como benefício o estabelecimento de um canal de comunicação comum, que facilita a busca de soluções compartilhadas entre governos, empresas e sociedade para o enfrentamento dos desafios globais. Ao integrar essa linguagem comum em seus processos, as empresas passam a contar com um importante fator de fortalecimento de reputação junto a seus públicos de interesse e, consequentemente, de geração de oportunidade de negócios.
A comunicação, portanto, é um elemento central no desenvolvimento de uma estratégia de negócios baseada na incorporação dos ODS. Foi a partir dessa constatação que a Alter Conteúdo estruturou um conjunto de serviços que buscam apoiar as empresas em seus processos estratégicos.
Quer saber como essas soluções podem ser utilizadas na sua empresa? Entre em contato com a Alter!