MSF Brasil faz 30 anos com atuação na pandemia

Médicos Sem Fronteiras completa 30 anos no Brasil

A Médicos Sem Fronteiras (MSF) é reconhecida no Brasil como uma organização não governamental respeitada e idônea. Afinal, desde que iniciou suas atividades no país, a organização participa de acontecimentos relevantes na Saúde pública do país, o que inclui a pandemia da Covid-19.

Em 2021, a organização celebrou 30 anos de presença no Brasil, e a Alter Conteúdo foi responsável pela edição especial da publicação mensal InformAção, voltada para parceiros e cerca de 600 mil doadores da MSF-Brasil. A publicação também abordou os 50 anos de atividade da MSF Internacional, que atua no atendimento de emergências e crises humanitárias em mais de 70 países.

Para a Alter Conteúdo, o trabalho teve a importância de representar o compartilhamento de convicções com o cliente, por meio de um serviço que despertasse corações e mentes para valores fundamentais. Além disso, significou um importante reconhecimento, vindo de uma das principais e mais reconhecidas organizações de ajuda médico-humanista em âmbito mundial.

Pandemia em destaque

A edição especial, lançada em maio, contou com uma matéria de capa com Christos Christou, presidente de MSF Internacional, em uma entrevista que abordou diversos temas. Entre eles, a atuação da organização nas ações de enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Sempre na linha de frente, como apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS) ou fazendo um trabalho de campo de atenção médica, a MSF é uma referência de atuação coordenada, colaboração e cuidados de saúde a populações excluídas – seja no interior da Amazônia ou nas áreas violentas e de conflito no Rio de Janeiro.

Neste ano de dupla comemoração, MSF-Brasil enviou 48 profissionais para 22 países, entre pediatras, cirurgiões, enfermeiros, farmacêuticos, ginecologistas, fisioterapeutas, psicólogos, anestesistas, profissionais logísticos e administradores, entre outros. E foi testemunha da complexa realidade brasileira em seus piores momentos.

Mobilização sem precedentes

A pandemia de Covid-19 chegou ao Brasil no início de 2020 e gerou uma mobilização sem precedentes de recursos e de profissionais de MSF no país, com atendimento a populações vulneráveis com dificuldades de acesso à saúde e à própria equipe médica do SUS, como foi o caso do apoio psicológico que a organização passou a oferecer aos profissionais da linha de frente do Hospital 28 de Agosto e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Rodrigues, em Manaus, durante a crise de oxigênio na capital amazonense.

Como disse, em seu artigo, a médica Andréa Chagas – testemunha ocular da situação traumática vivida em Manaus – “os encontros, nesse período pandêmico, são de extrema intensidade, e as palavras não dão conta de descrever o vivido. Mas, mesmo com tanta dureza, a vida segue nos compensando. Ela tece afeto, para seguirmos com o compromisso ético de salvar vidas e trabalhar na construção de um mundo melhor para todos.”

Sem saber, ela descreveu tanto o resultado obtido no trabalho com MSF, quanto o que sentimos ao estabelecer esta parceria. Que afeto e trabalho para a construção de um mundo melhor sejam o dínamo que nos impulsionará em novas direções.

Escreva um comentário