Alter realiza live sobre comunicação inclusiva

Alter realiza live sobre comunicação inclusiva

Em live realizada no último dia 22, a Alter recebeu Bruna Enne para uma live sobre comunicação inclusiva para deficientes auditivos. Bruna é diretora fundadora da empresa Sinaliza Enem, um pré-vestibular em Libras e online para surdos. Também é Tradutora Intérprete de Libras, pelo curso QSI da Faculdade ViaSapiens, e Engenheira Química, pela UFF. Atualmente, cursa mestrado em Engenharia Química na USP.

Confira um pouco do bate-papo abaixo:

Lia: Bruna, você me disse que o deficiente auditivo é como se fosse um estrangeiro. Nesse sentido, podemos considerar que a Libras é um idioma?

Bruna: Sim, a Libras é a língua brasileira de sinais. É uma abreviação. Ela é reconhecida pela lei nº 10.436 de 2002. O surdo tem como primeira língua a Libras e como segunda língua o Português, então ele seria bilíngue. É importante a gente lembrar também que a Libras não é universal, ela é só para o Brasil. Cada país tem uma língua diferente. Nos Estados Unidos é a ASL, em Portugal tem a LGP. Então tem essa variação.

Lia: Quando e como foi o seu primeiro contato com a Libras?

Bruna: Foi na instituição religiosa que eu frequento, mas logo depois eu achei incrível e comecei a entrar na comunidade surda também na minha esfera profissional. Logo quando eu entrei na Universidade Federal Fluminense, eu participei de um projeto chamado Casa da Descoberta, que é o Centro de Ciências da UFF, e lá eu era mediadora bilingue do museu. Também participei do projeto Spread the Sign na UFF, que é um dicionário para várias línguas de sinais. Eu trabalhava na área de matemática e ciências exatas, então eu consegui unir a engenharia e a parte de educação.

Lia: Muitos conteúdos que são produzidos não são acessíveis para pessoas surdas, você conseguiria trazer dicas para tornar esses conteúdos mais acessíveis sem precisar necessariamente de um tradutor de Libras?

Bruna: Hoje em dia existem alguns aplicativos que automaticamente legendam conteúdo. Se você quiser postar um story, ou algo do tipo, não tem necessidade de um intérprete. E existem aplicativos que estimulam o aprendizado da Libras, para você aprender a se comunicar, que são aplicativos de intérprete com personagens. É como se fosse um dicionário, mas o personagem faz o sinal para você. São algumas formas de resolver essa questão.

Para saber mais sobre o Projeto Sinaliza Enem e ter acesso a dicas sobre aplicativos, filmes e séries que fazem parte do universo de pessoas surdas, assista a live completa no link: https://www.instagram.com/tv/CUI9yMeFaPy/?utm_medium=copy_link

Escreva um comentário