Imagem e reputação adquirem maior relevância na medida em que empresas busquem estratégias de negócios baseadas em boas práticas ambientais, sociais e de governança – o conceito ESG, na sigla em inglês, como é mais conhecido. A área de comunicação, nesse contexto, precisa estar preparada para atuar como apoio no processo de tomada de decisões, que considere os mais diversos impactos causados pelo negócio.
Em termos gerais, a imagem de uma empresa diz respeito a eventos circunstanciais sobre suas atividades. A reputação, por sua vez, é resultado do conjunto desses eventos, que constroem a percepção dos stakeholders sobre modelo de negócios, eficiência operacional e transparência, entre outros aspectos.
A comunicação é parte do processo que define diretrizes. Quando reduzida a um mero instrumento de divulgação de supostas boas práticas, potencializa o greenwashing, ou seja, quando os compromissos de uma empresa com princípios sustentáveis não são acompanhados de resultados práticos.
Desde 2015, com a criação da Agenda 2030 proposta pelas Nações Unidas, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são referência para a construção de metas voltadas a direitos humanos, pobreza, desigualdade e ações voltadas para mudanças climáticas.
Imagem e reputação em 4 passos:
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Diagnóstico de imagem
Análises a partir de dados relacionados a tráfego de websites, engajamento nas redes sociais e resultados de exposição na mídia.
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Análise de benchmarks
Comparação de dados sobre visibilidade e reputação em comparação com concorrentes e identificação de possíveis pontos de melhora.
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Planejamento estratégico
Programação de ações integradas em diversas plataformas, conforme os objetivos a serem alcançados e os resultados do benchmarking
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Melhoria contínua
A partir do Planejamento estratégico, é feita a construção de mensagens-chave e a produção de diversos materiais de suporte como questionário com perguntas e respostas sobre a empresa, parceiros e atividades, fact sheet, mensagens-chave entre outros. Esse material subsidia a produção de conteúdo, seja para redes sociais quanto para eventuais contatos com a mídia.
Consultoria em comunicação
As quatro etapas descritas acima fazem parte da metodologia utilizada pela Alter em serviços de consultoria voltada para diagnóstico e fortalecimento de imagem e reputação. Temos atendidos organizações de diversos segmentos e portes, que identificaram oportunidades de negócios para empreendimentos mais sustentáveis.
Um dos clientes atendidos mais recentemente foi a I Care Brasil, consultoria especializada em estratégia e inovação do meio ambiente. A etapa de levantamento e análise de dados envolveu, ainda, o mapeamento de temas materiais com base na metodologia usada pela Global Reporting Initiative (GRI) e AccountAbility Standards Board.
Para a Alter, o fortalecimento de imagem e reputação é um diferencial estratégico para as organizações em seus meios, a partir do diálogo transparente com seus mais diversos públicos de relacionamento.