26 de julho de 2024 | Estratégia ESG, , , , ,

As marcas e o marketing nas Olimpíadas

Por Eduardo Nunes

Os Jogos Olímpicos de Paris começaram e, com eles, ganham força e representação valores como a excelência para alcançar o máximo potencial de desempenho, a amizade que representa a união e colaboração entre atletas de diferentes países, e o respeito às regras, aos adversários e ao espírito esportivo. Associados aos princípios ESG, os valores olímpicos ganham corpo e alma também por meio de campanhas de marketing de marcas patrocinadoras oficiais dos Jogos, em especial.

A campanha Start Your Impossible, da Toyota, por exemplo, faz essa conexão de forma inteligente e emocional. Com a mensagem de que nenhuma jornada é feita sozinho, a marca traz vídeos e histórias inspiradoras, e mostra que patrocina mais de 250 atletas olímpicos e paralímpicos em todo o mundo.

Já a Coca-Cola – outra patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 – centrou o foco da campanha It’s Magic When the World Comes Together na inclusão e na união, destacando a capacidade do esporte de abraçar as diferenças e conectar as pessoas. O conceito central da campanha multicanal é o abraço, reconhecido com o gesto mais puro e universal de aceitação e inclusão. Comercialmente, a marca criou latas especiais que se ‘abraçam’.

Com a campanha The First Effect, a Deloitte explora o poder transformador das Olimpíadas e a sua capacidade de abrir caminho para as próximas gerações em pautas inclusivas. A primeira mulher a correr pela Arábia Saudita é uma história que impulsiona o poder das Olímpiadas de estimular uma maior participação feminina no esporte, por exemplo. A campanha entra também na pauta da geração de empregos para pessoas com deficiência e dos refugiados.

Em outra direção, a Nike optou por centrar foco no espírito competitivo de atletas de alta performance. Com a campanha Winning Isn’t for Everyone, a marca valoriza o ‘querer vencer’ e dá margem à interpretação de que isso está acima do espírito de competir. Entre os diversos atletas de ponta – embaixadores da marca – no vídeo, um único brasileiro: Vini Jr.

À margem dos orçamentos milionários que orbitam os Jogos Olímpicos e das grandes marcas patrocinadoras oficiais, a ONG SP Invisível criou uma campanha super original no Instagram. Atrelada às Olimpíadas, a campanha apresenta quatro histórias inspiradoras de moradores em situação de rua em São Paulo, que superaram desafios inimagináveis e estabeleceram seus próprios “recordes” na corrida da vida. Uma sacada muito sagaz que visa estimular as doações à ONG.

À medida que os Jogos Olímpicos de Paris 2024 avançam ficam mais evidentes os valores de excelência, amizade e respeito e a sua conexão com princípios de inclusão, sustentabilidade, transparência e responsabilidade social. Seja por meio de histórias emocionantes de superação ou de gestos simples e universais de inclusão, as marcas podem explorar essas narrativas, destacando o poder do esporte muito além das competições e das medalhas. Mas, da sua capacidade de reunir as diferenças, inspirar as mudanças e promover um futuro mais justo, inclusivo e sustentável para todos.

Por: Eduardo Nunes