2 de junho de 2023 | ESG, Impacto social, , ,

Diversidade de fachada: a busca inautêntica por diversidade nas empresas

Por Danilo Pessôa

diversidade de fachada

Parecer estar com conformidade com questões éticas e de inclusão é bem mais fácil do que de fato se comprometer com elas, correto? Até pode ser. No entanto, se a sua empresa pratica a diversidade de fachada, ela não irá muito longe com essa maquiagem.

Mais da metade da população brasileira (56%) prefere consumir produtos e contratar serviços de empresas que apoiam a diversidade e inclusão. O dado é da pesquisa divulgada no final de 2022 pelo Movimento Black Money. Ao mesmo tempo, esta população não está consumindo de forma ingênua: uma a cada três pessoas acredita que questões raciais estão sendo usadas pelas empresas apenas como marketing. 

Apesar de serem dados voltados para a pauta racial, essa é uma percepção que pode ser facilmente projetada para outros grupos minorizados, como também ocorre com a comunidade LGBTQIA+, por exemplo, a partir do pink money. E esta percepção, felizmente mais aguçada, representa um perigo para aquelas empresas que usam o conceito de diversidade e inclusão mais no discurso do que na prática.

Por isso é tão importante discutirmos sobre diversidade de fachada. Mas você sabe exatamente o que o termo significa? Quais são os riscos dessa prática? Como combatê-la dentro da cultura de sua empresa?

O que é Diversidade de Fachada?

“Diversidade de fachada” é uma tradução livre de um termo em inglês conhecido como “diversity washing”.

A diversidade e a inclusão são temas cada vez mais importantes no mundo corporativo. Muitas empresas buscam promover esses valores em suas práticas e políticas internas. Entretanto, nem todas elas agem de forma autêntica nessa busca pelo “S” do ESG, que está relacionado diretamente à responsabilidade social da corporação.

Nesta prática, as empresas tentam criar a imagem de serem diversas em seu corpo de funcionários. Muitas vezes, o discurso é pautado na inclusão de funcionários que representam a diversidade de gênero, raça ou orientação sexual, por exemplo. No entanto, essas companhias não fazem mudanças significativas em suas políticas e práticas internas.

São empresas que, essencialmente, estão enganando seus consumidores. Afinal, esta é uma forma de marketing que tenta promover a empresa como um local que valoriza a diversidade, sem realmente trabalhar para implementar mudanças que promovam a inclusão.

Impactos negativos da Diversidade de Fachada dentro das empresas

Essa prática pode ter um impacto negativo dentro das empresas, afetando o ambiente de trabalho e a imagem da marca. Quando uma organização é acusada de praticar diversidade de fachada, ela pode perder credibilidade junto ao público e, ao mesmo tempo, os funcionários podem perder a confiança na liderança da companhia.

Além disso, a falta de políticas afirmativas que busquem, de fato, enfrentar esse problema estrutural, pode criar um ambiente de trabalho tóxico e não inclusivo. O resultado disso é sempre o mesmo: diminuição da credibilidade e uma possível desvalorização da empresa junto ao mercado e aos investidores.

E como saber se a sua empresa ou as marcas que você consome praticam ou não a diversidade de fachada? Confira essas dicas.

3 dicas para identificar essa prática nas empresas

  • Verifique se as políticas internas refletem a mensagem de diversidade: políticas de contratação, promoção e treinamento da empresa são fortes indícios de como o tema é tratado dentro da corporação;
  • Analise a diversidade da equipe de liderança: sabe aquela foto instagramável onde toda a equipe se reúne para celebrar uma conquista da marca? É uma ótima oportunidade para você verificar o quão diversa é a empresa. Locais que promovem a diversidade geralmente têm líderes de diferentes origens e grupos.
  • Pesquise a história da empresa em relação à diversidade: empresas que valorizam a diversidade têm um histórico consistente de promover esses valores, especialmente as grandes marcas.

Alternativas à diversidade de fachada

Uma alternativa à prática é adotar uma abordagem autêntica para promover a diversidade e a inclusão. Isso pode abarcar a implementação de políticas internas inclusivas, a diversidade na equipe de liderança, o recrutamento ativo de funcionários de grupos minorizados e a criação de um ambiente de trabalho seguro para todes.

Para isso, uma solução que vem sendo adotada por muitas empresas que, genuinamente, buscam aumentar a diversidade de suas equipes, é mudar a forma como buscam e selecionam talentos. Procurando sempre nos mesmos lugares, você encontrará sempre as mesmas pessoas. Entretanto, quanto mais diversificadas são as plataformas de recrutamento que você utiliza, as instituições de ensino onde essas pessoas estudaram e as experiências de vida e profissionais que tiveram, maiores são as chances dos talentos que você busca serem encontrados.

A busca tem que ser genuína

A prática de diversidade de fachada mina os esforços das empresas para promover uma cultura inclusiva. Por isso é tão importante palestras e formações sobre o tema de diversidade e inclusão. Pense nisso: uma empresa sabe tanto de diversidade e inclusão quanto a pessoa colaboradora que menos conhece o tema.

A promoção de uma cultura inclusiva traz benefícios para a empresa, seus funcionários e para a sociedade em geral, e a busca constante por conhecimento é – e sempre será – uma parte fundamental dessa jornada.

Por: Danilo Pessôa